ENSINO

NOSSO MÉTODO

1/8

A proposta pedagógica da Escola Pingo de Gente segue uma linha educacional com lastro no método (MONTESSORI, 1985) cuja essência está na busca constante à construção de respostas embasada nas experiências da própria criança, e não nas do mundo adulto.

            Parte do princípio que o processo de aprendizagem deve ebulir espontaneamente a partir de experiências da própria criança. Em um ambiente meticulosamente organizado à proporcionar a manifestação dos seus interesses naturais. O foco é a capacidade de experimentação, com respeito aos fatores tempo, ritmo, personalidade, curiosidade, aptidão, liberdade e individualidade.

            A filosofia Montessori adotada pela instituição para a defende atividades que favorecem o movimento e o toque, por acreditar que nesta fase o , da experimentação do concreto à compreensão do abstrato. A meta é o esforço contínuo de explorar, conhecer, reconhecer e resignificar o mundo, através das propriedades presentes nos objetos, nas diferentes atividades, tamanhos, formas, cores, texturas, peso, odores, sensações, sons, etc.

           O ambiente é acurado e cheio de estímulos. A equipe pedagógica é treinada, capacitada e qualificada pela própria instituição para auxiliar a criança em seu desenvolvimento, sem influenciar suas escolhas. Todo material adotado é ajustado para proporcionar experiências concretas, assim como conduzir de forma gradual abstrações cada vez maiores.

EDUCAÇÃO INFANTIL

           Faixa etária que vai de 1 ano e 2 meses a 5 anos e 11 meses. Possui especificidades e não deve ser entendida apenas como uma etapaprévia e preparatória para o ensino fundamental, nem como momento em que a criança deve ser assistida para possibilitar a permanência dos pais no mercado de trabalho. Não se enganem! O trabalho pedagógico na educação infantil é crucial pois representa o alicerce que viabilizará habilidaddes, apitidões e competências futuras. Tem função cultural e social, e concepções fundamentais: Cuidar e Educar. Neste ciclo, a partir das percepções simultâneas dos impulsos neurais sensoriais e motores, os nossos pinguinhos de gente constroem seus mapas cerebrais a partir de estímulos estruturados na marcha, equilíbrio, orientação espacial, oralidade, musicalidade, motricidade ampla global, motricidade fina e psicomotricidade.

ENSINO FUNDAMENTAL I  ANOS INICIAIS - 1° ANO.

            Faixa etária dos 6 anos completos. Tem como objetivo desenvolver as diferentes habilidades das crianças, não apenas intelectual, mas lingüística, literária, logística, robótica, digital, audiovisual, afetiva, interpessoal. Trabalha conceitos como solidariedade, dignidade humana e cidadania. O currículo básico é incrementado com ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, trabalho e consumo.

 

            Neste ciclo, a letra cursiva e o processo de leitura são intensificados. A alfabetização e o letramento são aprimorados em busca da excelência em ensino. Só assim os nossos pinguinhos de gente poderão alçar novos vôos e adiquirir conhecimento com confiança, em etapas futuras do ensino.